sábado, 31 de dezembro de 2011

CASMURRO!

Ah! O que o fim de ano não faz com nossos corações
e nossas mentes!
Eis que me veio a vontade, caro leitor,
de rever uma de minhas séries favoritas.
CAPITU,
baseada na obra "Dom Casmurro" de Machado de Assis.
Mas eu sei que isso não é da sua conta.
Enfim, cheguei a algumas conclusões assistindo mais
atenciosamente cada capítulo.
Bento Santiago,
está EM TODAS as obras de Machado,
pelo menos nos contos.
É o que penso.
Será porque ele se performara Bentinho?
Ou só pelo aspecto da narrativa?
Não importa.
Bento era um homem ciumento.
E o ciúme nos faz ver coisas onde não tem.
Ligar evidências que jamais existiram,
e por fim, nos faz loucos.
Pior que isso, nos faz SOZINHOS.
Inimigos de nós mesmos no fim das contas.
O ciúme excessivo de Bentinho, logicamente.
E um dos pontos mais interrogativos desse livro é relacionado
ao ciúme do nosso protagonista casmurro.
Passou-me agora pela mente,
que Capitu poderia amar tanto Bentinho,
e Escobar também,
que decidiram dar-lhe um filho,
com a permissão de Sancha, amiga de Capitu,
devido ao gesto da varanda,
supostamente de compaixão por Bento.
Que eu não esqueça de mencionar:
nesta situação Bento seria o que chamamos hoje de "oco."
Já que também não conseguiram ter mais filhos.
Assim sendo, nossa cigana oblíqua e dissimulada
não me parece tão dissimulada assim.
Ela somente quis provar seu amor a Bentinho,
dando-lhe o filho tão querido, e já que não poderia ser do próprio,
de alguém que ele também amasse muito.
PEGUEI VOCÊS, LEITORES AMIGOS, NÃO?!
Não?
Pois bem,
é o que me veio a cabeça.
Além do que pretendo realizar,
num próximo postado.
Mas cá pra nós, eu não ficaria nada feliz se descobrisse do feito,
sem o meu consentimento.
Vacilou, Capitu.
Poderia ter conversado com Bentinho
e decidirem juntos.
Mas em mil oitocentos e muitos não havia inseminação artificial,
sendo assim .. certamente que Bentinho não aceitaria.
Mas também viveria sem um filho tão estimado como queria.
E aí não seria "Dom Casmurro", talvez nem fosse tão interessante.
Bem, isso já é história pra outra história.

Boa noite, muitos beijos.

"as did I , we drink to die, we drink tonight .."

Um comentário:

  1. "Você tem razão, Capitu, concluí eu; vamos enganar toda esta gente."

    ResponderExcluir